Essa é a tradução para o português do Tao Te Ching (Lao Tsé 600 AC) de Stephen Mitchell. Autorizada pelo autor.
Recursos
▼
20090727
CAPÍTULO 18
Quando o grande Tao é esquecido, bondade e piedade aparecem. Quando a inteligencia do corpo declina, esperteza e conhecimento avançam. Quando não ha paz na família, surge a submissão filial. Quando um país cai no caos nasce o patriotismo.
Concordo, entendo que aqueles que seguem o TAO, não necessita de esforço para praticar virtudes e outras coisas mais. Essas coisas Decorem naturalmente do Curso.
Conceito de bondade e piedade só existem por adentramos muito ao outro lado da pendula, maldade e crueldade... O conhecimento intelectual diverge do simbolismo do Todo. Na simplicidade da natureza reside a verdadeira sabedoria.
Quando se chega ao tao,a essa essencia simples universal,a vida começa a produzir um novo significado na existencia,a felicidade e tristeza desaparecem,entao vc nao sera mais feliz e nem triste por que os sentimentos sao coisas que o tempo leva,por isso quando nao se conhece tao,as pessoas agem atraves daquilo que apenas conhecem.
Quando um povo perde contato com o Tao, existe a necessidade de conceitos como bondade e piedade, como leis quando a desordem, se você entende alguns atos como bondosos e piedosos, é porque as pessoas praticam atos que não são bons nem piedosos, por isso o Tao se perdeu naquela nação.
Quando não ha paz na família,
ResponderExcluirsurge a submissão filial. Submissão filial seria o que? Obrigado
Seria o respeito que is filhos tem pelos pais.
ExcluirVejo mais pelo lado de haver mais submissão filial do que afetiva.
ExcluirEntendi, obrigado.
ResponderExcluirPortuguês a responder a um brasileiro lol
ResponderExcluirSubmissão filial é o respeito imposto pelo medo.
ResponderExcluirConcordo, entendo que aqueles que seguem o TAO, não necessita de esforço para praticar virtudes e outras coisas mais. Essas coisas Decorem naturalmente do Curso.
ResponderExcluir*não necessitam*
ResponderExcluir*decorrem*
*não necessitam*
ResponderExcluir*decorrem*
Não entendi a primeira frase, alguem poderia explicar?!
ResponderExcluirQuando o grande Tao é esquecido,
ResponderExcluirbondade e piedade aparecem.
Quando a inteligencia do corpo declina,
esperteza e conhecimento avançam.
Alguém me explica essa parte?
Conceito de bondade e piedade só existem por adentramos muito ao outro lado da pendula, maldade e crueldade... O conhecimento intelectual diverge do simbolismo do Todo. Na simplicidade da natureza reside a verdadeira sabedoria.
ExcluirQuando se chega ao tao,a essa essencia simples universal,a vida começa a produzir um novo significado na existencia,a felicidade e tristeza desaparecem,entao vc nao sera mais feliz e nem triste por que os sentimentos sao coisas que o tempo leva,por isso quando nao se conhece tao,as pessoas agem atraves daquilo que apenas conhecem.
ResponderExcluirObrigada pela explicação
ExcluirQuando um povo perde contato com o Tao, existe a necessidade de conceitos como bondade e piedade, como leis quando a desordem, se você entende alguns atos como bondosos e piedosos, é porque as pessoas praticam atos que não são bons nem piedosos, por isso o Tao se perdeu naquela nação.
ResponderExcluirObrigada pela explicação
Excluir